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Proteção de dados: como assegurar a segurança do consumidor?

Segurança do consumidor
  • Autor: Inlearn
  • Postado: 24/04/2019

A proteção de dados pessoais está no centro do debate nos dias de hoje. Este assunto envolve tanto os consumidores, quanto empresas de diferentes segmentos. Além disso, conta com a atuação do governo, como agente regulador das práticas que, até pouco tempo, se encontravam em limbo jurídico.

As organizações, inclusive, se preocupam cada vez mais com a proteção de dados. De acordo com a pesquisa“The 2018 Global Data Management Benchmark Report”, da Serasa Experian, 91% das empresas consideram os dados pessoais na definição das estratégias de negócio.

Este número demonstra o quanto a segurança das informações é um assunto atual e importante de ser considerado. O que é fundamental para aumentar a transparência e a confiança na relação entre consumidores e empresas.

A seguir, saiba mais sobre o tema e os impactos da LGPD.

Qual a importância da proteção de dados?

Atualmente, os dados pessoais se tornaram quase uma moeda de troca no ambiente digital. Muitas empresas condicionam promoções e oferta de materiais e testes gratuitos ao consumidor enviar algumas informações, como nome, e-mail, idade, preferências, entre outros.

Com os dados, as organizações conseguem mapear o perfil do público-alvo e tornar as estratégias de vendas e marketing mais assertivas. Além disso, também é possível impactar o relacionamento com o cliente, otimizando o atendimento de acordo com as suas preferências, por exemplo.

No entanto, ao colher as informações, é responsabilidade da empresa adotar certas medidas de segurança e proteção de dados. Tanto para evitar vazamentos e roubos, assim como para o tratamento, armazenamento e uso dos dados.

Leia também: 5 tendências de cibersegurança para 2019

O impacto da LGPD na proteção de dados dos consumidores

Com a importância da proteção de dados em alta, foi aprovada, em agosto de 2018, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este novo conjunto de regras deve entrar em vigor em dezembro de 2020.

A lei é inspirada na sua versão europeia, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GPDR). Assim, a LGPD prevê uma série de medidas e cuidados na coleta, tratamento, armazenamento e proteção de dados pessoais. Isso vale para consumidores, prospects, colaboradores, candidatos, parceiros e fornecedores.

Conheça os principais pilares da LGPD no que diz respeito aos clientes:

  • Transparência

Com a nova lei, o consumidor deve ser avisado claramente sobre o destino dos dados e com que finalidade eles são utilizados. Além disso, qualquer alteração no uso deve ser comunicada ao usuário para que ele aceite – ou não – as mudanças propostas pela empresa.

Um fator importante é que o cliente passa a ter o direito de solicitar a exclusão de todos os dados que a empresa tem a respeito dele.

  • Segurança

Outra questão relevante é a segurança e proteção de dados. As empresas são responsáveis por todos os processos relacionados para manter as informações seguras, evitando invasões e vazamentos.

Além disso, a lei prevê que determinados incidentes de segurança devam ser reportados às autoridades. A violação pode render sanções e multas pesadas às empresas.

Como se preparar para as mudanças previstas?

Uma das principais novidades da lei é a criação do cargo de Data Protection Officer (DPO). Trata-se do profissional responsável pelos processos internos e pela interação entre a empresa e os consumidores e também com o órgão fiscalizador do governo.

Leia também: Como contratar e preparar um profissional de privacidade e proteção de dados?

Por isso, é fundamental que o encarregado de proteção de dados tenha experiência na área de TI. Mas também passe por uma capacitação específica para atender às demandas da função.

A Inlearn, referência em cursos especializados para o setor de TI, disponibiliza o curso de Profissional de Privacidade e Proteção de Dados (DPO) + Certificação EXIN. Nosso treinamento inclui políticas de proteção de dados, gerenciamento, avaliação dos impactos das novas leis, violações de dados, notificação e resposta a incidentes.

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Saiba como a automação de processos impacta as tarefas pessoais e profissionais e, a longo prazo, como essas tecnologias afetarão o futuro.

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